quinta-feira, 11 de julho de 2013

Deficiência Visual e o Sistema Braille


O Sistema Braille



Sistema Braille

       O sistema de escrita em relevo conhecido pelo nome de "Braille" é constituído por 63 sinais formados por pontos a partir do conjunto matricial = (123456). Este conjunto de 6 pontos chama-se, por isso, sinal fundamental. O espaço por ele ocupado, ou por qualquer outro sinal, denomina-se cela braille ou célula braille e, quando vazio, é também considerado por alguns especialistas como um sinal, passando assim o Sistema a ser composto com 64 sinais.
       Para facilmente se identificarem e se estabelecer exatamente a sua posição relativa, os pontos são numerados de cima para baixo e da esquerda para a direita. Os três pontos que formam a coluna ou fila vertical esquerda, l, têm os números 1, 2, 3; aos que compõem a coluna ou fila vertical direita, 2, cabem os números 4, 5, 6. Os números dos pontos dos sinais braille escrevem-se consecutivamente, com o sinal de número apenas antes do primeiro ponto de cada cela.
Alfabeto móvel 


     Para serem alfabetizadas no sistema Braille, as crianças cegas necessitam, como qualquer outra criança, adquirir um determinado ponto de desenvolvimento, isto é, uma determinada maturação para serem iniciadas na leitura e na escrita. Da mesma forma que crianças da rede regular de ensino são preparadas para utilizar o objeto lápis, crianças cegas são gradualmente ensinadas a lidar com a cela braile, a reglete e o punção e a máquina de escrever. Para iniciar o contato com o alfabeto braile pode se usar em tamanho grande como este, para que o aluno possa perceber a cela, sua formação, composição dos pontos para o início à alfabetização e assim  iniciar a escrita das letras, nome, palavras em braile tamanho normal com a reglete. 

Relógio em braile




Molde do Relógio


Cartaz para portas



Por Selma Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário